Postagens populares

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DEFININDO: BIOTIPO

É essencial a conscientização sobre a necessidade de uma avaliação corporal que vá além do simples ato de subir em uma balança. A composição do peso corporal é bem mais importante do que o número que a balança aponta. 
A consituição física do organismo varia em função da quantidade de água, tecido muscular, gordura corporal, massa óssea. Desta forma existem várias combinações entre as proporções de água, gordura e musculatura que define o BIOTIPO do indivíduo.
 Assim o individuo pode ser:
1>    OBESO DE CONSITUTUIÇÃO PEQUENA
2>    OBESO DE CONSTITUIÇÃO MEDIA
3>    OBESO DE CONSTITUIÇÃO GRANDE
4>    POSSUIR POUCA MASSA MUSCULAR E % DE GORDURA MÉDIA
5>    POSSUIR MASSA MUSCULAR MÉDIA E % DE GORDURA MÉDIA
6>    POSSUIR ELEVADA MASSA MUSCULAR E % DE GORDURA MÉDIA
7>    POSSUIR POUCA MASSA MUSCULA E % DE GORDURA REDUZIDA
8>    SER MAGRO E MUSCULADO
9>    SER MUITO MUSCULADO

DESTA FORMA NÃO EXISTE UM PESO CERTO PARA A ALTURA E SIM UM PESO ADEQUADO PARA A CONSTITUIÇÃO FÍSICA DO INDIVÍDUO; PORTANTO ANTES DE SE DEFINIR COMO GORDO OU MAGRO PROCURE SABER EM QUAL DESSES TIPOS VOCÊ SE ENCAIXA,

Um comentário:

  1. Para quem tiver interesse em saber qual seu biotipo é recomendável que faça uma avaliação com um educador físico especialista ou nutricionista que faça a avaliação.
    Existem vários métodos. Os mais comuns são:
    ** Adipometria (medidas de dobras cutâneas) com pinçamento de 07 dobras;
    **Bioimpedância (análise da impedância bioelétrica) ou seja, sinais elétricos seguros e de baixo nível passam pelo corpo através de apoio para os pés da plataforma de uma balança especial.
    O sinal passa com facilidade através dos fluídos dos músculos e dos outros tecidos corporais, mas encontra resistência quando passa pela gordura do corpo, a qual contem pouco fluído.
    Esta resistência é designada por impedância.
    As leituras da impedância são introduzidas em fórmulas matemáticas previamente testadas, para então calcular a composição do corpo. (TANITA)

    ResponderExcluir