É essencial a conscientização sobre a necessidade de uma avaliação corporal que vá além do simples ato de subir em uma balança. A composição do peso corporal é bem mais importante do que o número que a balança aponta.
A consituição física do organismo varia em função da quantidade de água, tecido muscular, gordura corporal, massa óssea. Desta forma existem várias combinações entre as proporções de água, gordura e musculatura que define o BIOTIPO do indivíduo.
Assim o individuo pode ser: 1> OBESO DE CONSITUTUIÇÃO PEQUENA
2> OBESO DE CONSTITUIÇÃO MEDIA
3> OBESO DE CONSTITUIÇÃO GRANDE
4> POSSUIR POUCA MASSA MUSCULAR E % DE GORDURA MÉDIA
5> POSSUIR MASSA MUSCULAR MÉDIA E % DE GORDURA MÉDIA
6> POSSUIR ELEVADA MASSA MUSCULAR E % DE GORDURA MÉDIA
7> POSSUIR POUCA MASSA MUSCULA E % DE GORDURA REDUZIDA
8> SER MAGRO E MUSCULADO
9> SER MUITO MUSCULADO
DESTA FORMA NÃO EXISTE UM PESO CERTO PARA A ALTURA E SIM UM PESO ADEQUADO PARA A CONSTITUIÇÃO FÍSICA DO INDIVÍDUO; PORTANTO ANTES DE SE DEFINIR COMO GORDO OU MAGRO PROCURE SABER EM QUAL DESSES TIPOS VOCÊ SE ENCAIXA,
Para quem tiver interesse em saber qual seu biotipo é recomendável que faça uma avaliação com um educador físico especialista ou nutricionista que faça a avaliação.
ResponderExcluirExistem vários métodos. Os mais comuns são:
** Adipometria (medidas de dobras cutâneas) com pinçamento de 07 dobras;
**Bioimpedância (análise da impedância bioelétrica) ou seja, sinais elétricos seguros e de baixo nível passam pelo corpo através de apoio para os pés da plataforma de uma balança especial.
O sinal passa com facilidade através dos fluídos dos músculos e dos outros tecidos corporais, mas encontra resistência quando passa pela gordura do corpo, a qual contem pouco fluído.
Esta resistência é designada por impedância.
As leituras da impedância são introduzidas em fórmulas matemáticas previamente testadas, para então calcular a composição do corpo. (TANITA)